Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ABUSOU NAS FÉRIAS? AGORA É MALHAR, AJUSTAR E RECUPERAR...

I    

    Na maioria das vezes, no intuito de recuperar a forma rapidamente, muitas pessoas recorrem a prática de dietas sem fundamento, que restringem refeições e, conseqüentemente, nutrientes essenciais o corpo e à saúde, tornando a adesão a elas um atrativo perigoso para aqueles que querem recuperar a forma. Não adianta querer perder tudo que ganhou em um mês em um único dia. O segredo é ter um planejamento, seguir uma dieta balanceadaelaborada por um Nutricionista, praticar exercícios e não apostar em um regime cheio de restrições. 

    Para que esse momento não se diminua o pique e se torne desagradável, a minha querida nutricionista Carolina Chuichmam lista aqui algumas dicas para recuperar a sua rotina e a boa forma:



1. Aumente o consumo de alimentos diuréticos, eles irão auxiliar a não reter líquidos durante o processo de perda de peso. Lembre-se que um dos sinais que você exagerou na comida é o inchaço, proveniente de uma alimentação rica em sódio e temperos prontos, portanto tente eliminar á retenção hídrica adquirida. Alguns exemplos deles são: erva doce, hortelã, abacaxi, melancia, maracujá, limão, morango, agrião, aspargo, salsão, coentro, salsa, berinjela, abóbora, entre outros.
2. 
Desfrute dos benefícios dos chás/infusões. Além de hidratar, estimulao apetite, alguns agem como calmantes ou sedativos, são digestivos, cicatrizantesanti-inflamatórios. Você pode preparar Blends de chás compondo: 
Cha de Gengibre com Canela
- Suchá de Cha verde com Abacaxi
- Chá Branco com Hibisco e Carqueja
- Chá verde com boldo e cavalinha
- Carqueja com Centelha e Cavalinha
Lembrando que pacientes com Hipotireoidismo não devem consumir chá verde, pois reduz a enzima que converte T4 em T3 e prejudica a função tireoidiana, desregulando ainda mais. Por isso varie o tipo de chá. 

3. Desintoxicar o corpo significa desintoxicar de comidas pesadas e exageros em geral: opte por comer alimentos na sua máxima simplicidade, ou seja, cozidos no vapor ou crus e temperado com pouco de azeite de oliva. 

4. Coma de 5 a 6 vezes ao dia refeições de pequeno volume. Isso te ajudará a controlar a fome e, por outro lado, auxilia o corpo a queimar gordura. Além de fazer um bom café da manhã (com pão ou cereal, leite ou derivado e fruta), almoce bem (saladas, carnes magras, arroz integral) e faça um jantar bem leve (sopa de legumes ou salada com torradas e frango, por exemplo). Isso ajuda muito no processo de perda de peso. Não se esqueça de comer algo entre as refeições, sendo que as melhores opções para esses lanches são as frutas, biscoitos integrais, sucos, sanduíches leves, iogurte, etc.

5. Evite alimentos ricos em sódio que, ao contrário dos alimentos diuréticos, ajudam na retenção de líquidos no organismo e ainda aumentam a pressão arterial. Este nutriente está presente em embutidos em geral como lingüiça, salsicha, mortadela e outros; e também em temperos prontos, salgadinhos e principalmente no sal.

6. Coma comida de verdade, evite produtos industrializados.

7. Evite alimentos com alto teor calórico como os gordurosos, já que o excesso não utilizado como fonte de energia tende a ser armazenado como reserva em certas regiões do corpo, podendo aumentar a gordura localizada. O excesso de açúcar e carboidratos refinados também se transforma em energia de reserva que aumenta ainda mais a gordura localizada.
8. Se o intestino “travou” durante as férias, aumente o consumo de frutas e verduras. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e, principalmente, fibras, estas irão regularizar o funcionamento intestinal, se associadas a uma ingestão de líquidos adequada. As fibras também estão presentes em alimentos integrais como farinha de linhaça, chia, aveia, cereais integrais, etc.

9. Beba bastante água, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, auxilia no funcionamento intestinal. Por isso, é essencial que se tome pelo menos 2 litros por dia.

10. Pondere o consumo de bebidas alcoólicas, além de serem calorias vazias, colaboram para a retenção hídrica.

11. Volte à rotina das atividades físicas, e caso não tivesse esse hábito antes das férias, adquira-o. Não se esqueça: para ter um estilo de vida saudável e garantir o bom funcionamento de todos os nossos órgãos é fundamental associar uma reeducação alimentar com a prática regular e orientada de atividade física!


Seguindo esses conselhos tudo acaba bem e perdemos aqueles quilinhos extras de uma forma bem saudável... Afinal todo mundo merece férias!!!! 



Fonte:

Nutricionista Carolina Chuichmam - CRN3:27.155
- Especializada em Nutrição Clinica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais;
- Especializada em Síndrome Metabólica;
- Especializada em Nutrição Esportiva
Atua com obesidade, desnutrição , síndrome metabólica, prevenção e controle de patologias, nutrição aplicada à estética (com pré e pós operatório), atendimento de pessoas fisicamente ativas que buscam uma alimentação adequada, nutrição aplicada à gestante, criança e adolescente, com objetivo de atingir o equilíbrio e o bem-estar físico e mental do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário