Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ABACATE ENGORDA?


    Quem diria que uma fruta considerada há anos o vilão da dieta, seria a nova arma para perda de peso. E podem acreditar o abacate não só ajuda a emagrecer mas também ajuda a se livrar dos famosos pneuzinhos na região abdominal.

    

    Muita gente, que ainda conta calorias, considera o abacate proibidão. "Como eu sempre digo, não podemos pensar somente nas calorias dos alimentos, é preciso pensar em tudo de bom que um alimento tem a nos oferecer", relata a nutricionista Carolina Chuichmam.

 

    Então vamos lá esclarecer a primeira dúvida: abacate engorda? Não, abacate não engorda, pois apesar de ser rico em gordura, a gordura é boa. E é justamente por esta característica, que ele é considerado a “manteiga da mãe natureza”, e a mãe natureza sabe das coisas. A gente é que teima em não ouvir os conselhos dela…


    A verdade é que a gordura do abacate, diferente das gorduras processadas e hidrogenadas, é uma gordura natural, é gordura monoinsaturada, e esta gordura em vez de causar danos ao organismo e engordar, ajuda a equilibrar o colesterol ruim e a fazer o organismo funcionar melhor, além de ser rico em vitamina E, sais minerais essenciais, potássio, ser antioxidante e ter propriedades anti-inflamatórias.


    Mas não é porque o abacate é gordura do bem e outras coisas boas que você vai comer até se esbaldar, alerta a nutricionista Carolina Chuichmam. "Para tudo é preciso moderação". Aliás, a natureza é tão sábia que deu ao abacate um super poder de saciar, o que vai lhe ajudar a ser moderado no seu consumo.


    O consumo do abacate também ajuda o corpo a absorver e processar melhor os nutrientes de outros alimentos, melhorando também o metabolismo. Por isso, tire já o abacate da lista dos proibidos, dos malvados e dos vilões.



    O abacate é super versátil. Ele pode ser usado como um tipo de manteiga no pão integral, etc. Aliás, o abacate substitui super bem a maionese, basta amassar e fazer tipo um purê temperado como quiser.



    O abacate pode ser usado também em saladas, cortado em fatias finas ou cubos na salada, ou para fazer molhos, cremes, enfim, abuse da textura macia do abacate! E o abacate fica muito bem se temperado com um pouco de suco de limão, azeite, pimenta do reino, sal marinho ou páprica. Dá para fazer tanta coisa com abacate, explore o seu paladar!


    Quer começar já a experimentar o abacate em receitas deliciosas e saudáveis? Olha aqui essa receita! 

 

RECEITA DE MOUSSE DE CACAU


INGREDIENTES

1/2 ABACATE

2 COLHERES (SOBREMESA) DE CACAU EM PÓ

2 COLHERES (SOBREMESA) DE COCO RALADO (CONFERIR SE NÃO TEM CONSERVANTES E ADITIVOS, HEIN?)

1 COLHER (SOPA) DE MEL DE ABELHAS

MODO DE FAZER

LIQUIDIFICAR OU BATER COM O MIXER E LEVAR A GELADEIRA.


     E lembre-se de que para garantir uma barriga lisinha é preciso mais do que abacate: procure manter uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente!!! 





FONTE: 

Nutricionista Carolina Chuichmam - CRN3:27.155
- Especializada em Nutrição Clinica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais;
- Especializada em Síndrome Metabólica;
- Especializada em Nutrição Esportiva

Atua com obesidade, desnutrição , síndrome metabólica, prevenção e controle de patologias, nutrição aplicada à estética (com pré e pós operatório), atendimento de pessoas fisicamente ativas que buscam uma alimentação adequada, nutrição aplicada à gestante, criança e adolescente, com objetivo de atingir o equilíbrio e o bem-estar físico e mental do paciente.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário