Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Monteiro Lobato é o homenageado do projeto "Ao Pé das Letras" no Colégio Oficina do Estudante



Fiquei orgulhosa por ter participado de mais um projeto do Colégio Oficina do Estudante em parceria com a Academia Campinense de Letras! 

Visando incentivar a leitura, o colégio promoveu no dia 06 de agosto na Arena Oficina mais uma edição do projeto "Ao Pé das Letras" para os estudantes do Ensino Médio. O evento teve como objetivo aproximar os alunos das grandes obras clássicas e de autores renomados que fizeram história e contribuíram para a cultura de uma forma geral.

E para transportar os alunos a um mundo repleto de muita imaginação, o "convidado" da vez não poderia ser mais ilustre: A edição falou sobre vida e obra de Monteiro Lobato. Quem ajudou a contar a história desse grande nome foi o doutor Walter Vieira, advogado e membro da Academia Campinense de Letras, autor de diversos livros e colunista literário do jornal Correio Popular.

Sobre o palestrante

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Instituto Toledo de Ensino (Bauru). Ingressou na Magistratura Paulista em 1969 judicando em Jahu, Barra Bonita, Bariri, Sumaré, Americana, Campinas e São Paulo, onde foi Juiz especializado em Família e Sucessões. Tem especialização em Direito do Consumidor realizado pela USP e APAMAGIS com a monografia ‘Proteção do Consumidor na Cobrança de Dívida’. Fez Curso sobre Sistema Jurídico Americano na Universidade de Cumberland, Alabama, USA, onde apresentou, a pedido da Universidade, o trabalho “Brazilian Judicial System, Positive and Negative Aspects, Imperative Reforms”. Estudou e estuda Literatura Inglesa sobre o que escreve, especialmente sobre Shakespeare e suas obras. Faz palestras sobre literatura tendo várias ações no Centro de Ciências Letras e Artes e na Academia Campinense de Letras. Foi colunista no Correio Popular sobre matéria jurídica, hoje é colaboradorcom textos sobre literatura .Foi Juiz Cível, Criminal, Trabalhista, de Infância e Eleitoral inclusive da 33ª ZE em Campinas. Ex Professor de Processo Civil na Unip. Foi funcionário do Banco do Brasil. É ADESGUIANO. Tem prestes a sair o livro “Aventuras da Abelha Amelinha” e em revisão, “Nau Improvável” (poesia) e “Proteção do Consumidor no CDC”“. É membro efetivo da Academia Campinense de Letras, Cadeira 34.

Sobre Monteiro Lobato 

O autor que nasceu em Taubaté consagrou-se como o maior nome da literatura infantil, dando vida a centenas de contos e histórias protagonizadas pelos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Além disso, Lobato se destacou como um fervoroso crítico social, utilizando suas obras para demonstrar seu posicionamento político numa época em que a opinião livre não era vista com bons olhos. O escritor ainda aproveitava a riqueza cultural brasileira para criar personagens caricatos, como o Jeca Tatu, por exemplo, símbolo maior da figura caipira e, que assim como tantas outras crias de Lobato, ganhou destaque na memória de quem leu suas obras. 


Arena lotada e  alunos interessados fizeram desse evento um sucesso! Investir em projetos assim é investir no futuro do nosso país! 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário