Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

terça-feira, 30 de junho de 2015

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS FOTOPROTETORES ORAIS


   

     Foi-se o tempo em que proteção solar era algo para se pensar somente no dia de ir à praia ou à piscina. Hoje a palavra de ordem é usá-la todos os dias, mesmo para quem fica em ambientes fechados, já que a radiação artificial, proveniente de lâmpadas e equipamentos eletrônicos, também pode prejudicar a pele.


    Diferente do protetor solar tópico, que contêm substâncias que refletem ou absorvem a radiação solar, a fotoproteção oral reduz os danos causados pela exposição excessiva da pele aos raios solares e contribui para a aceleração do bronzeado, uniformização da pele e clareamento de manchas.

     Ao se expor ao sol, o corpo vivencia um processo inflamatório, liberando melanina (bronzeado) como forma de proteção. Essa exposição faz com que o organismo produza radicais livres que geram um estresse oxidativo promovendo uma perda de colágeno e desencadeando o fotoenvelhecimento.

     O produto previne e corrige os danos da exposição solar através da neutralização dos radicais livres relacionados à agressão da pele pela luz. Uma vez que a luz do sol atinge a pele, os radicais livres são liberados e desencadeiam uma série de reações que comprometem o funcionamento das células. Com o desgaste contínuo, estas células vão perdendo a capacidade de se defender e deixam de se multiplicar corretamente. Os resultados são manchas, flacidez e até câncer de pele.

    Eles ainda ajudam a fortalecer a imunidade e diminuir o processo inflamatório. Estudos mostram que a vermelhidão causada pelo sol demora mais para acontecer em quem toma antioxidante.

    Sendo assim, a fotoproteção oral NÃO  substitui o protetor solar tópico, ela é adjuvante na proteção da pele, pois não bloqueia a radiação, somente combate os efeitos da mesma depois de atingir a pele. Por isso, o produto de via oral não pode ser usado isoladamente, ele deve ser um aliado com o de uso tópico.


    Vendidos em cápsulas, que fornecem um aporte de substâncias como o betacaroteno, por exemplo, ricas em ativos antioxidantes que potencializam o uso do protetor tradicional e ainda previnem o desenvolvimento de doenças de pele, combatendo manchas e outros efeitos nocivos do sol.

    Dá para comprar os fotoprotetores orais sem receita, mas o ideal é que um médico sempre seja consultado antes. A escolha do principio ativo dependerá da condição clínica e da necessidade do paciente, e do tipo de tratamento ao qual ele está sendo submetido. A dose também deve ser decidida em consultório, junto com o médico! 


Fonte: 

1. Gonzalez S, Alonso-Lebrero JL, Del Rio R, Jaen P. Polypodium leucotomos extract: a nutraceutical with photoprotective properties. Drugs Today (Barc). 2007 Jul;43(7):475-85.
2. González S, Pathak MA, Cuevas J, Villarrubia VG, Fitzpatrick TB. Topical or oral administration with an extract of Polypodium leucotomos prevents acute sunburn and psoralen-induced phototoxic reactions as well as depletion of Langerhans cells in human skin. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 1997 Feb-Apr;13(1-2):50-60.
3. Middelkamp-Hup MA, Pathak MA, Parrado C, Goukassian D, Rius-Díaz F, Mihm MC, Fitzpatrick TB, González S. Oral Polypodium leucotomos extract decreases ultraviolet-induced damage of human skin. J Am Acad Dermatol. 2004 Dec;51(6):910-8.
4. Gombau L, García F, Lahoz A, Fabre M, Roda-Navarro P, Majano P, Alonso-Lebrero JL, Pivel JP, Castell JV, Gómez-Lechon MJ, González S. Polypodium leucotomos extract: antioxidant activity and disposition. Toxicol In Vitro. 2006 Jun;20(4):464-71. Epub 2005 Nov 2. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário