Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

quarta-feira, 17 de junho de 2015

O QUE COMER NO PÓS-TREINO?

 


  

    Vimos anteriormente dicas da Nutricionista Carolina Chuichmam de como devemos nos alimentar no pré-treino. Atendendo a pedidos, pedi para que ela nos preparasse algumas opções de alimentação para o pós-treino.


    Segundo Carolina, não importa se o seu objetivo é melhorar o desempenho na atividade ou apenas entrar em forma. Para alcançá-lo, é essencial aliar uma dieta equilibrada. Está enganado quem pensa que a alimentação é importante apenas antes do exercício, pois comer corretamente após os treinos e competições também é muito importante e ajuda na recuperação do corpo, na reposição dos estoques de energia e na proteção do organismo.



     O ideal é que a reposição dos estoques de energia seja feita logo após o treino ou competição. A refeição pós-treino deve acontecer imediatamente após o atleta terminar a atividade e realizar a hidratação. Quanto antes melhor, isso porque durante o exercício físico, nosso corpo sofre uma série de pequenas lesões musculares, além do gasto energético aumentado. As proteínas têm como função recuperar os tecidos musculares que sofreram as pressões da atividade física, e os carboidratos vão recuperar nossa reserva energética.  Por isso, quanto mais cedo ingerirmos carboidratos e proteínas, mais rápido o metabolismo entra em processo de recuperação e regeneração.


    Mas não é porque a alimentação pós-exercício é importante que o atleta vai correr para “atacar” a geladeira ao terminar um treino e comer tudo o que vê pela frente, alerta a nutricionista. Assim como antes dos treinos, existem os alimentos “certos” a serem ingeridos após a atividade física, e o ideal é associar uma dieta que tenha carboidratos de alto índice glicêmico com proteínas. Além de frutas de elevado índice glicêmico, podem ser usados sanduíches recheados com queijos e frango, vitaminas com mel ou iogurtes com salada de frutasA ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pães, batatas, macarrão e arroz branco, ajuda a restabelecer os estoques de energia no organismo perdidos durante a prática esportiva. Já a reposição de proteínas pode ser feita por meio de leite ou derivados, frango, peixes e ovos.



    Aqui estão algumas opções de lanches/refeições que a nutricionista nos indica para consumir como pós-treino:


 - Bolacha de Arroz com Frango desfiado

- Clara de Ovo com frutas

- Crepioca (goma de tapioca com claras de ovos)

- Tapioca recheada com claras e frango

- Vitamina de fruta batida com leite e aveia

- Salada de frutas com iogurte e um pão com geleia

- Batata cozida com queijo cottage 

- Sanduíche de ovo mexido com queijo branco com suco de abacaxi

- Salada verde e macarrão cozido com frango grelhado

- Arroz com brócolis e bife grelhado


 


    Lembre-se que as escolhas alimentares devem ser feitas tendo em conta o seu estilo de vida, a sua idade, as tuas necessidades nutricionais, tipo de atividade física, horário em que pratica e o objetivo, etc. O melhor será sempre consultar um Nutricionista Esportivo para que possa traçar um plano alimentar à sua medida! 




Fonte:

Nutricionista Carolina Chuichmam - CRN3:27.155

- Especializada em Nutrição Clinica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais;

- Especializada em Síndrome Metabólica;

- Especializada em Nutrição Esportiva

Atua com obesidade, desnutrição , síndrome metabólica, prevenção e controle de patologias, nutrição aplicada à estética (com pré e pós operatório), atendimento de pessoas fisicamente ativas que buscam uma alimentação adequada, nutrição aplicada à gestante, criança e adolescente, com objetivo de atingir o equilíbrio e o bem-estar físico e mental do paciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário