Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

quinta-feira, 25 de junho de 2015

FARINHA BRANCA: UM VILÃO NA MESA!

    
    Fiz um teste e reduzi a zero a farinha branca da alimentação por um período de 30 dias. No começo foi difícil, mas ao final estava bem adaptada e feliz com os resultados obtidos. Além de emagrecer, minha pele melhorou, o intestino funcionou bem melhor e nunca mais tive aquela sensação de inchaço ao acordar... Aí veio a curiosidade... Por que será que a farinha branca nos faz tão mal à saúde?  Resolvi pesquisar e trazer a vocês a informação que obtive. 

 

    De fato, a farinha branca é um perigo para a saúde. Além de engordar, traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas. É prejudicial ao funcionamento do intestino. 

    É um alimento comum na mesa de nós brasileiros e com as recentes pesquisas passou a ser vista como vilã. A farinha branca é pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas. O que torna a farinha de trigo maléfica a saúde é o processo de refinamento, que separa do trigo a casca e o gérmen, mantendo apenas o endosperma do grão que depois é moído. Nesse processo retira-se grande parte das propriedades nutricionais do alimento. 



    Não se assuste desde já ! Mas saiba que o consumo excessivo de farinha refinada pode provocar uma série de problemas no corpo, incluindo:

Excesso de açúcar no sangue

O grão de cereal esmagado é mais rapidamente digerido. Uma rápida digestão provoca subida de açúcar no sangue, aumentando os níveis de insulina. O resultado?  Não só estará com fome duas horas depois, como também ajuda seu organismo tomar o caminho para a resistência à insulina e diabetes.

Inflamações

Uma dieta rica em cereais aumenta as complicações inflamatórias. Quando o nível de açúcar no sangue sobe, a glicose acumula-se estrondosamente. Quando a glicose se instala no sangue, existe o problema de se agregar às proteínas mais próximas. O resultado é uma reação química chamada glicação, um processo pró-inflamatório que afeta numa série de doenças inflamatórias - desde cataratas passando pela artrite até à doença cardíaca.

Desejos de comida

Devido a uma proteína encontrada no glúten do trigo, quando se come alimentos com farinha branca, surge efeito estimulante do apetite e isso leva a consumir mais calorias por dia. Com a fome estimulada, isso é natural.

Desaceleração do metabolismo

Na presença de alimentos de alto valor glicêmico, o corpo pode deslocar nutrientes para a gordura armazenada e longe dos músculos.(A flacidez  também nasce aí !)

Distúrbios gastrointestinais

Estudos mostram que as lecitinas dos cereais inflamam o revestimento do intestino e criam fissuras entre as células. Além disso, quando os cereais são refinados, 80% da fibra é perdida e o intestino sofre. “Sem a fibra, ficamos apenas com os hidratos de carbono de digestão rápida o que é prejudicial para o intestino", diz a Dra. Kathie Swift. Além disso, a fibra ajuda a eliminar os detritos do intestino e suporta os processos de desintoxicação. É bom cuidar do intestino por dentro...

Alergias e Intolerâncias Alimentares 

O trigo é, na alimentação, um dos maiores responsáveis por alergias e intolerâncias alimentares. Embora o motivo exato não seja claro, muitos especialistas apontam como grande responsável o excesso de glúten existente nas atuais variedades de trigo.

Desequilíbrio ácido-alcalino 

Nosso corpo tem um complexo sistema de verificações e balanços para manter o seu nível de pH em 7,4. Uma dieta rica em alimentos ácidos, como os cereais, obriga o organismo a retirar o cálcio dos ossos para manter o equilíbrio. Assim uma dieta rica em cereais refinados, entre outros alimentos pobres em nutrientes, está ligada à perda de massa óssea. E também prejudica a imunidade e vitalidade celular podendo-nos tornar vulneráveis ​​a doenças crónicas.

 

 

Alternativas

 

   Uma primeira e boa alternativa seria o uso da farinha integral substituindo a farinha branca, já que a integral tem em sua composição fibras que promovem o bom funcionamento intestinal, principalmente em pessoas que apresentam constipação, porque aumenta a saciedade (reduz a fome) contribuindo para a perda de peso e reduzindo  níveis de colesterol e de glicose no sangue. 



    Não é fácil abandonar a farinha branca. Ela está inserida em nossas vidas... Mas podemos tentar reduzir o consumo ou trocar sempre que possível pela farinha integral. 

 

    O nosso organismo agradece! Pense nisso... 



 

Fonte: 

Livro- Barriga de Trigo (William Davis)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário