Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

domingo, 14 de junho de 2015

MUSCULAÇÃO FEMININA: QUEBRANDO PARADIGMAS

 
    Muitas mulheres não fazem treinamento com pesos porque acreditam que irão ficar com músculos iguais ao de um homem. Mas, calma, isso não é verdade!


    O Personal Trainer Leandro Pinheiro nos ajudou a entender um pouco sobre isso que já é uma das atividades mais praticadas no Brasil e quebrar esse “preconceito” quanto a musculação e o medo de ficar “grande”.


     A musculação é o conjunto de exercícios realizados contra algum tipo de resistência, utilizando pesos, barras, o próprio peso do corpo ou tipos de equipamentos, gerando uma força oposta e promovendo contrações musculares. Sua prática favorece em um melhor desempenho para atletas de alto nível, uma melhora corporal e estética com o ganho de massa muscular e também na saúde promovendo melhoras em vários tipos de doenças e lesões.



    Gera também várias adaptações no corpo humano, sendo uma das mais notáveis e estudadas a hipertrofia muscular, caracterizada pelo aumento da secção transversa da fibra muscular. Um dos principais estímulos para que ela ocorra são as contrações musculares, promovidas através das séries e repetições feitas na musculação.


    Comparadas aos homens, as mulheres tem 30% a menos de massa muscular e 10% de gordura corporal a mais que os homens acarretando menor desenvolvimento de força e maior sobrecarga nas atividades do dia a diaOu seja, já existe uma desvantagem quanto ao gênero masculino, Mas... Então, por que o medo de parecer masculinizada?


    Estudos mostram que mulheres consideradas normais, ou seja, que não usam nenhum tipo de substâncias anabólicas ou que possuem  disfunções hormonais, "não"  geram hipertrofia em demasia de modo a parecerem menos femininas.


   Segundo Leandro, mulheres que tem uma taxa de testosterona e outros hormônios mais elevados, podem gerar hipertrofia com mais facilidade. Porém percebe-se uma grande diminuição de gordura corporal, mesmo com um pequeno ganho de massa magra.


    Mulheres que treinam regularmente com um nível de intensidade alto consomem maior quantidade de gordura, se comparada a quem treina em intensidade leve ou não pratica nenhuma atividade. Isso significa que a musculação acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras do organismo. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física. 



    Mesmo quando se busca a perda de peso o ideal é realizar exercícios de musculação, para que se preserve a massa magra.


    Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que  a musculação promove no sexo feminino e também  qualquer outro gênero.


    Se você quer um corpo feminino, durinho, definido e com pouca gordura corporal, treinar pesado é, com certeza, sua melhor e única possibilidade. Associe junto à musculação, os exercícios aeróbios e uma alimentação saudável e equilibrada.


    Fique tranquila, treinar pesado e hábitos naturalmente saudáveis não vai te deixar masculinizada! Jamais... 

   

    E não se esqueça, procure sempre um profissional qualificado para te ajudar. 


Fonte:

Leandro Pinheiro 

Possui experiência de quase 10 anos com musculação, atualmente é Personal Trainer e Professor de musculação na Companhia Athlética de Campinas, e também atua em condomínios e em casas de clientes.

Pós-graduado em Bioquímica do Exercício, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Desportivo UNICAMP/LABEX.

Pós-graduado em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais UGF (Universidade Gama Filho).

E alguns cursos de atualização e extensão tais como:Personal TrainerBioquímica do emagrecimento e Core 360.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário