Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

terça-feira, 2 de junho de 2015

VALE A PENA TOMAR GLUTAMINA?

 
    Há três anos atrás, minha nutricionista me indicou a Glutamina como suplementação diária. Fui pesquisar para informar a vocês sobre mais essa “aliada” da saúde e beleza!

    A Glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular. É classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos. Nosso organismo também utiliza a Glutamina para o transporte de amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de Glutamina no sangue. 

    Suas principais funções estão relacionadas com as reações de produção de energia. Atua como combustível para o sistema imune e células do intestino. O suplemento de Glutamina é bom para quem pratica exercícios, pacientes com câncer, portadores do vírus HIV e muitos estudos apontam que também é interessante para pessoas com problemas digestivos. 

   Os benefícios: 

· Oferece efeito anti-catabólico, isto é, previne a “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia e evita perda muscular. 

· Contribui para o crescimento dos músculos.

· A Glutamina ajuda no tempo de recuperação de lesões, doenças, traumas, queimaduras e cirurgias.

· Estimula o sistema imunológico, deixando as pessoas menos suscetíveis a doenças secundárias durante a recuperação.

· Esse suplemento pode contribuir para melhor funcionamento do intestino, para a melhor absorção dos nutrientes oferecidos na alimentação.

· A Glutamina pode auxiliar no desequilíbrio de hormônios após desgastes excessivos dos treinos e beneficia diretamente o estado de humor.

· Reduz a probabilidade de surgimento de doenças degenerativas com o consumo regular de Glutamina.

· A Glutamina auxilia o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea e o funcionamento regular da flora intestinal.

· Esse suplemento pode auxiliar de forma significativa nas atividades da memória.

· A Glutamina favorece a produção de Glutationa, que é um antioxidante poderoso para o corpo. Essa produção pode contribuir para evitar a oxidação de tecidos e desintoxicação de substâncias.

· Favorece a eliminação de amônia do organismo após os exercícios físicos.



     Considere que o consumo de Glutamina deve ser orientado “somente” pelo nutricionista ou médico especializado (educadores físicos não podem fazer essa recomendação), que poderão determinar a necessidade do uso e a quantidade a ser ingerida. A versão em pó é a mais indicada, contudo, a dose mínima  geralmente é de 10 a 15 gramas por dia, dividida em três doses. Os melhores horários para tomar são de manhã, depois dos exercícios e antes de dormir. Tomar Glutamina ao acordar é ideal porque os seus músculos passaram a noite toda sem nutrição. Tomar depois dos exercícios ajuda na recuperação dos seus músculos. Tomar antes de dormir ajuda a aumentar os níveis do hormônio do crescimento no seu corpo, que fazem os seus músculos crescerem mais rapidamente.



    
O ideal, para mim, é diluir em sucos naturais (sem açúcar ou adoçantes) ou fazer shakes. Não fica muito saborosa quando se mistura a alimentos. Às vezes eu tomo com água mesmo, porque não tem sabor ruim! 


    Como a glutamina ocorre naturalmente no corpo, ela raramente produz algum efeito colateral adverso. Eu, particularmente, sou contra o consumo de suplementos, mas esse faz a diferença! Consulte seu especialista.  



    Fontes:

.http://www.illpumpyouup.com/articles/should-you-take-glutamine-supplements.htm

.https://umm.edu/health/medical/altmed/supplement/glutamine

.http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-878-GLUTAMINE.aspx?activeIngredientId=878&activeIngredientName=GLUTAMINE


Nenhum comentário:

Postar um comentário