Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O QUE COMER NO PRÉ-TREINO?


    O resultado dos exercícios físicos não correspondem apenas às horas investidas nas atividades e aos bons equipamentos, mas também a uma alimentação adequada, antes e depois do treino, fundamental para alcançar os objetivos planejados. 

    

    A alimentação antes da atividade física é de altíssima importância para evitar a perda de massa muscular e proporcionar melhor rendimento durante o exercício. Pensando nisso, resolvi consultar a nutricionista Carolina Chuichmam e pedi para que ela elaborasse uma lista de alimentos indicados para consumir antes dos treinos. 


   "Não posso falar aqui em quantidades e nem especificar muita coisa, porque a alimentação varia muito de uma pessoa para outra. Como sempre falo cada caso é um caso, cada corpo é um corpo. Ninguém é igual! Cada um reage de uma maneira aos alimentos. Quanto às quantidades, também varia muito de acordo com o tipo de atividade física, duração do treino.

     Mas posso colaborar com dicas de alguns alimentos que são indicados antes de malhar, garantindo energia e nutrientes importantes para um bom desempenho durante a atividade física” me disse. 

     “Afinal, para atingir o seu objetivo e garantir um corpo saudável, 30% é treino e 70% alimentação. Ou seja, é o que você come faz a real diferença.  Antes do treino, o ideal é consumir alimentos que dão mais energia. Por isso, quem entra em cena são os carboidratos" me relatou a nutricionista Carolina Chuichmam. 

 

      Vamos às dicas, para consumir antes de malhar:



1) Banana

As bananas são ricas em carboidratos de absorção rápida, por isso são muito indicadas aos que vivem na correria e sem tempo de comer direito. Além dos carboidratos, a banana é um alimento bem nutritivo e rico em potássio. Este nutriente é muito importante para nosso organismo, já que regula os batimentos cardíacos e participa da manutenção de nossa função muscular e nervosa.


2) Aveia ou Quinoa em flocos

Melhor combinação de pré treino, é a famosa banana com aveia (se acrescentar canela, melhor ainda).  A aveia é rica em fibras, o que faz dela excelente alimento para todas as pessoas, inclusive os diabéticos.  As fibras presentes na aveia fazem com que os carboidratos sejam liberados lenta e constantemente na corrente sanguinea, proporcionando energia do inicio ao fim do seu treino. 

Você também pode utilizar a quinoa em flocos no lugar da aveia. É uma boa fonte de proteína vegetal, rica em aminoácidos essenciais para nosso organismo, que nutrem seus músculos durante a atividade física e impede que seu corpo utilize massa muscular como fonte de energia. 

 


3) Mel

Já ouviram falar dos géis de carboidrato?  Então, para quem não suporta o sabor, o mel é uma excelente opção. Ele possui carboidrato de absorção rápida e por isso pode ser utilizado antes ou durante o treino. Além disso, é rico em substancias que protegem nosso organismo de radicais livres produzidos durante a atividade física devido às trocas gasosas que fazemos durante o treino. Em excesso os radicais livres podem danificar nossas células. Que tal mistura Banana + Aveia + Mel? Combinação poderosa antes do treino. 

 

4) Açaí 

Além de delicioso, é uma fruta bem energética! Além de fornecer boa quantidade de carboidratos e garantir energia para um bom treino, é rico em vitamina E, potássios e os famosos antioxidantes, substancias que protegem nosso organismo da ação dos radicais livres produzidos durante o exercício e impedem o depósito de gorduras nas artérias, nos protegendo de doenças cardiovasculares. Açaí com aveia e mel é um excelente combinação antes do treino. É bem energético. 



5) Suco de Uva Integral

Sabe aquele suco de uva de garrafa orgânico? Então, ele é um excelente pré treino. Melhora a circulação durante a atividade física. E por que isso é bom? O sangue transporta oxigênio e nutrientes para dentro das células. Com uma boa circulação, garante que suas células recebam mais oxigênio e mais nutrientes. Resultado: um melhor rendimento durante a atividade física, e melhor recuperação muscular. 

 

6) Batata doce cozida 

A famosa “santa” batata doce.  Uma ótima fonte para construção muscular, pois possui carboidrato complexo que mantém sua glicemia saudável, fundamental para queima de gordura e manutenção da massa muscular. A combinação batata doce com canela fica perfeita para um pré-treino. Aliás, veja outra matéria no blog, exclusiva sobre a batata doce. 

  

    E não esqueça, seu nutricionista calculará e definirá a quantidade dos alimentos que você precisa, tendo como base uma série de fatores como estilo de vida, objetivos dos treinos, atividades praticadas, etc.  Procure seu nutricionista para avaliar e adequar sua dieta. E Boa Sorte! 


 

Fonte de Pesquisa: 

Nutricionista Carolina Chuichmam - CRN3:27.155

- Especializada em Nutrição Clinica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais;

- Especializada em Síndrome Metabólica;

- Especializada em Nutrição Esportiva

Atua com obesidade, desnutrição , síndrome metabólica, prevenção e controle de patologias, nutrição aplicada à estética (com pré e pós operatório), atendimento de pessoas fisicamente ativas que buscam uma alimentação adequada, nutrição aplicada à gestante, criança e adolescente, com objetivo de atingir o equilíbrio e o bem-estar físico e mental do paciente. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário