Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

sábado, 16 de maio de 2015

LEXOTAN OU RIVOTRIL? NÃO... LÁPIS DE COR!!

  
  
    "Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel... Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu" (Vinícius de Moraes)

   Os livros de colorir para "gente grande" viraram uma febre. Eles encontraram um espaço inusitado nas prateleiras de livrarias em todo o mundo e se tornaram um viral entre pessoas das mais diversas idades. 

    A proposta surgiu com o "Jardim Secreto", livro de colorir da escocesa Johanna Basford. Com o sucesso, a autora lançou uma segunda edição chamada “Floresta Encantada”. Há também duas edições de um livro somente de mandalas, o “Mandalas Mágicas” e outros títulos como “Floresta Mágica” e “Jardim Encantado”. Já existe no mercado outros livros com a mesma idéia, uma variedade enorme de desenhos para satisfazer todos os gostos. Em Paris, virou uma febre capaz de ser identificada em metrô, restaurantes e diversos locais públicos - as pessoas concentradas e colorindo as figuras...




        A diferença destes livros para os infantis é que são super detalhados e minuciosos. São vários desenhos com formas miúdas, ótimos para quem procura um passatempo. 

    Especialistas afirmam que o mecanismo antiestresse do livro se dá por meio da produção de endorfina pelo corpo, desencadeada no momento em que o indivíduo se envolve em alguma atividade prazeirosa. 

     O livro traz benefícios!  Porque a correria do cotidiano possui muitos tensionamentos e interferências, seja pela família, trabalho ou redes sociais. Quando o "velho" lápis de cor e papel nos é oferecido, surge um momento que poderá trazer, além dos benefícios cognitivos mais claros (melhora da atenção, memória, percepção), um conforto de qualidade e uma organização psíquica. Exercemos um relaxamento e percebemos a calma e o alívio das tensões. Outro benefício é a expressão subjetiva de sentimentos, pois, ao escolher as cores, você entra em contato com suas emoções mais profundas, refletindo na combinação de tons, que demonstram seu estado de espírito. É como desfragmentar o cérebro recolocando-o em ordem. 

    Essa atividade social faz com que sua mente sorria, longe dos estímulos do mundo digital e dos problemas. (Ah! E como é bom uma folga do mundo digital...de vez em quando!)

    O jeito mais fácil de colorir os livros para adultos é com lápis de cor. Antigamente somente existiam lápis de cor com 12, 24 ou 48 unidades. E só! Hoje tem lápis de cor de tudo que é jeito, desde os aquarelados até os com várias cores num lápis só. Ah, já aviso, depois que começar a colorir, você vai achar a caixa de 12 cores muito básica e vai querer mais opções. Sou prova disso. 


    
    Se você quiser, pode se manter fiel as raízes e se divertir com os lápis tradicionais, porém, os lápis aquarelados entregam mais cor – mesmo que não queira usar o pincel molhado para fazer a aquarela em si.

    Eu já tenho meu primeiro livro "quase" pronto e posso confessar que é um excelente calmante. Está recomendado com louvor.

    Dicas pra vc aproveitar bem o momento: 

- Escolha um ambiente tranquilo para realizar a tarefa
- Escolha o material que vai utilizar para pintar
- Coloque uma música para acalmar (é muito bom)
- Se envolva inteiramente com a atividade.
- Desligue (tente!) o Celular. 

      Tem dúvida? Compre seu livro e se jogue de corpo, alma e todas as cores. Depois me diz...
   

     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário