Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

domingo, 8 de novembro de 2015

BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM


    Muito consumida nos países de primeiro mundo, a Pasta de Amendoim ou Manteiga de Amendoim, vem aos poucos caindo no gosto dos brasileiros. Possui propriedades nutricionais que trazem diversos benefícios à saúde.  É saudável, rica em proteína, gordura insaturada, minerais e vitaminas E e A.


    Existe o mito de que a Pasta de Amendoim faz mal à saúde e engorda. O problema está nos produtos adicionados na preparação, como açúcar refinado, sal e gordura hidrogenada... Isso sim gera ganho de peso e aumento da gordura localizada!



    Vamos ver alguns dos benefícios da Pasta de Amendoim:

* Ajuda a reduzir o colesterol: Possui fitoesteróis, substâncias que competem com o colesterol ruim (LDL) e impedem que ele seja assimilado pelo organismo, favorecendo a sua eliminação. Além disso, a manteiga de amendoim é fonte de gorduras "boas" que contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL).

* Previne doenças cardiovasculares: A manteiga de amendoim possui resveratrol, um poderoso antioxidante também encontrado nas uvas, que impede que o colesterol ruim (LDL) forme placas nas artérias (aterosclerose), prevenindo assim infartos e derrames (AVC).

* Ajuda a combater a hipertensão arterial: O amendoim possui arginina, um aminoácido que é transformado em óxido nítrico dentro do corpo, relaxando as artérias, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial.

* Fonte de gorduras saudáveis: A pasta de amendoim fornece gorduras "boas", incluindo o ômega-3, que trazem diversos benefícios ao coração.

* Fonte de vitamina E:  Esta vimanina, presente em grandes quantidades na manteiga do amendoim, é um excelente antioxidante, ou seja, protege as células dos radicais livres, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.

* Alta fonte de proteínas: O óleo de amendoim tem entre 25 e 30% de proteínas na sua composição, o que faz da manteiga de amendoim uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular (hipertrofia).

* Contribui para o emagrecimento:  As proteínas e as fibras presentes na manteiga de amendoim prolongam a sensação de saciedade, auxiliando as dietas de perda de peso. Além disso, as fibras regulam o intestino e combatem a prisão de ventre. Todavia, o alimento é bastante calórico e deve ser consumido com moderação ou pode fazer engordar.


    Encontramos no Brasil poucas variações de Pasta de Amendoim, dê preferência às Pastas de Amendoim Integrais, muito saudáveis e sem componentes químicos ou você pode preparar em casa receitas caseiras.


    Como tem alto valor energético, consuma com moderação e em horários corretos como pré treinos ou café da manhã ... E cuidado também com os acompanhamentos. Combine a  Pasta com pão integral, farinha de aveia ou linhaça, bolachas de arroz, tapioca, shakes nutritivos ou misturado com frutas. Consulte sua nutricionista para elaborar um cardápio de acordo com as suas necessidades. 

    O segredo está sempre no equilíbrio, assim como qualquer alimento não exagere no consumo! Lembre-se de devemos perder aquela antiga mania de contar calorias... O que vale é o valor nutricional presente nos alimentos!  



Fonte: 
The Peanut Butter Diet (Holly McCord)




Nenhum comentário:

Postar um comentário