A baixa umidade do ar que atingiu o País nos últimos meses já afeta toda a população. Você sabia que a pele e os cabelos também sofrem com o tempo seco?
No caso dos cabelos, a cutícula, camada externa de proteção, pode ser lesionada por fatores ambientais, como excesso de calor, exposição à luz solar e poluição. Quando a camada sofre essa agressão do clima seco a proteção diminui e as outras camadas do cabelo ficam expostas e suscetíveis ao ressecamento. Os fios sofrem com esta sujeira, pois o couro cabeludo fica sem oxigenação e acaba produzindo muito sebo. “Esse sebo, quando fica depositado no couro cabeludo, gera caspas, dermatite seborréica, os cabelos ficam ressecados e com ponta dupla ou tripla. Ou seja, esse tempo prejudica bastante o cabelo”,
Já a pele, perde o brilho natural com o tempo seco, e causa incômodo e podendo até sofrer fissuras mais graves. Como o ambiente fica mais seco, a pele perde água e fica desidratada, ressecada e com descamação fina. “Uma pele hidratada se mostra lisa, viçosa, com consistência elástica. Já apele desidratada e seca se mostra quebradiça e opaca. Podem aparecer até mesmo ‘falsas rugas’, um aspecto de ‘pergaminho’, mas não são rugas, porque não há alteração dérmica.
Para se proteger do ressecamento do ar é preciso tomar alguns cuidados, que devem começar desde o banho. “Deve ser um banho rápido, não muito quente e com sabonete hidratante. Também é importante não tomar muitos banhos ao dia. Se for mais de um, que seja usado o mínimo de sabão possível, apenas nas áreas dobradiças, porque ele retira a gordura que protege a pele”, que indica ainda beber muita água, usar protetores labiais, além de hidratante corporal e facial e ainda hidratar os cabelos com condicionador e cremes específicos.
Precisamos também ficar atentos ao consumo de líquidos para hidratar o corpo de dentro para fora. "No mínimo 2 litros de água ao dia ou até perceber que ao ir ao banheiro já é possível ver uma cor bem clarinha no xixi" !!
DICAS PARA CUIDAR DOS CABELOS:
- Use um bom leave-in. Aplicado após o banho, ele forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos; os em creme são mais indicados para quem tem cabelos secos.
- Evite expor o cabelo a mais agressões com o secador e a chapinha (deixe para usá-los só em dias especiais!). Ao deixar o cabelo secar ao natural, aposte em finalizadores que não contenham óleo na fórmula para dar um ar mais bagunçadinho.
- Aproveite os tratamentos noturnos. É só aplicar o creme no cabelo úmido e deixá-lo ele agir durante toda a madrugada. Ele recupera parte dos lipídeos que foram perdidos na manhã de sol.
- Para fazer uma hidratação rápida e eficiente aposte nas ampolas.
- Manter a hidratação da pele é importante em qualquer época do ano.
- Não tome banhos muito quentes e demorados, pois a água quente elimina a lubrificação natural da pele e isso contribui para o ressecamento e a desidratação
- Prefira sabonetes neutros e glicerinados ou que tenham óleos vegetais na composição
- Use cremes e loções após o banho, pois a pele ainda está permeável e absorve melhor o produto.
- No frio ou calor, use protetor solar, principalmente no rosto, com um fator maior que 15.
- Não use a língua para umedecer a boca quando os lábios estiverem secos, pois a saliva é ácida e acaba machucando ainda mais essa área. Use batons hidratantes e manteiga de cacau.
- Uma boa alimentação é outro fator que ajuda a manter a saúde da pele.
- Recomenda-se o uso de máscaras caseiras, indicadas para todos os tipos e pele. “Uma opção seria uma máscara com mel e açúcar cristal, que ajudam a fazer esfoliação da pele, podendo ser aplicada uma vez por semana. Outra opção pode ser feita misturando 1/2 abacate, 1 colher de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de mel, e aplicando no rosto por 10 minutos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário