Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

domingo, 20 de dezembro de 2015

CELEBRANDO AS FESTAS DE FINAL DE ANO SEM CULPA

    As festas de final de ano estão chegando, ceias com  boa comida, fartura e muita alegria! Confraternizar com os amigos e a família é essencial, valorizar os momentos é fundamental... Afinal são momentos que não voltam mais!! 


    Mas como tudo na vida, precisamos de equilíbrio. É uma busca diária que conquistamos ao longo da vida. Pensando nisso a nutricionista Carolina Chuichmam elaborou algumas dicas que podem nos ajudar a celebrar as festas sem culpa:
 
Dicas para antes da festa:

Não fique em jejum esperando a ceia, comendo besteirinhas ao longo do dia para comer de verdade na ceia. Beliscar ao longo do dia eleva sua glicemia, e a liberação de insulina pelo pâncreas se eleva durante todo tempo para tirar aquele açúcar todo da corrente sanguínea. Isso faz com que você retenha mais água, assim como o excesso de carboidratos também. Assim, ao acordar e se pesar após uma noite de  Natal, você pensa que a gordura foi criada instantaneamente, o que definitivamente não acontece. A partir do momento que você faz isso sempre, submete seu organismo ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão e até câncer.


    Lembre-se que deixar de se alimentar para “aproveitar” na hora da ceia, faz com que o corpo utilize a energia que precisa e estoque o excesso, transformando em gordura.
 
    Depois de beliscar tanto, você para um pouco. Dali a pouco você tem uma “fraqueza”, misturada com a sensação de fome, consequências da liberação de muita insulina, gerando a queda da glicemia. Caindo a glicemia aumenta a fome... E muito! No dia da ceia, faça o seguinte:
 
    Tome o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e mais um lanche antes do jantar e por último faça a ceia de natal.
Faça um lanche: um sanduíche recheado com frango desafiado misturado com queijo cottage e temperado com ervas e azeite ou com pasta de atum. Se preferir, recheie com queijo minas frescal e um pouco de mel, para aliviar seu desejo noturno por doces. Use pão integral, rico em fibras, que vão garantir saciedade até a ceia de Natal. Ou faça um mousse de frutas: bata um pote de iogurte natural desnatado ou grego light + 1 xícara (chá) de leite de coco light + 1/2 maçã + 2 fatias de abacaxi + 1 castanha do Pará + 1 envelope de gelatina sem sabor e coloque em taças. Deixe na geladeira por 2 horas. Este lanche vai segurar bem a fome até a próxima refeição.
 
 
Dicas para a hora da ceia:
 
    A principal dúvida é sobre qual carne comer e qual a menos calórica.  Para quem precisa controlar o colesterol e quer consumir menos calorias, o peru é uma boa escolha. É uma carne bem magra e cheia de vitaminas. Seu sabor é bem suave, então deve ser acompanhada de um bom molho e legumes temperados, por exemplo. O tender e chester também são opções de carne branca, e o velho e bom frango assado também é sempre bem-vindo. Acompanhado de uma farofa com ovos, uva-passa, castanhas trituradas fica sempre delicioso. O carboidrato pode ser representado por um arroz integral, arroz sete grãos ou arroz com amêndoas. Uma refeição muito rica em nutrientes e saborosa… Típica da época!

    Saladas são sempre bem-vindas, preencha o prato com bastante salada ou coma antes da refeição. Se quiser comer a pele da carne não tem problema algum se for um caso esporádico. 
 

    A sobremesa gera dúvidas: Como um pouco de tudo ou como um pedaço de doce? Se for para comer, que seja agora do que no meio da tarde em jejum, alerta a nutricionista Carolina Chuichmam. Coma um pedaço de algo e não vários pedaços de tudo. Se quiser provar um pouco de tudo, certifique-se de que aquela quantidade é suficiente para você saborear sem sobrecarregar seu corpo. Caso não queira exagerar nos doces, coma algumas cerejas ou lichias. A cereja ajuda a induzir o sono e a lichia possui uma substância que ajuda a queimar gordura… São doces, suculentas e saborosas!
 
    Se chegar em casa passando mal de tanto comer, tome um chá de hortelã e descanse.
 
 
 •Dicas para o dia seguinte:
 
    Um bom copo da água é perfeito para começar o dia. Em seguida faça um suco para revigorar seu corpo. Bata 1 folha de couve + 1 maçã + 1 fatia de abacaxi + hortelã + um pedaço pequeno de gengibre + um pouco de água ou água de coco. 
 

    Começe o dia com uma refeição leve. Se quiser pode comer um docinho de sobremesa que sobrou. Aproveite, depois você arranja um jeito de queimar as calorias extras: dance, saia para caminhar com alguém, vá andar de bicicleta… Relaxe e aproveite.

 
Dicas com as bebidas alcoólicas:
 
    Usar a consciência nessa hora é essencial, afinal um dia de festa não precisa ser regado à álcool.  Prefira o vinho ou champanhe para brindar. Caso resolva beber tome o cuidado e intercale um copo de bebida com um copo grande de água. O sangue é filtrado e ajuda na eliminação de toxinas pela urina.  Se beber demais coma algo para não correr o risco de ter uma hipoglicemia e terminar a noite dormindo no sofá.  

    Seguindo essas dicas fica muito mais fácil se recuperar da comilança das festas de final de ano!! Aproveito para desejar um Feliz Natal e um novo Ano repleto de alegrias!!! Até mais!





FONTE: 
Nutricionista Carolina Chuichmam - CRN3:27.155
- Especializada em Nutrição Clinica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais;
- Especializada em Síndrome Metabólica;
- Especializada em Nutrição Esportiva

Atua com obesidade, desnutrição , síndrome metabólica, prevenção e controle de patologias, nutrição aplicada à estética (com pré e pós operatório), atendimento de pessoas fisicamente ativas que buscam uma alimentação adequada, nutrição aplicada à gestante, criança e adolescente, com objetivo de atingir o equilíbrio e o bem-estar físico e mental do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário