Patty Ghiggi

Patty Ghiggi
por Patricia Ghiggi

terça-feira, 30 de junho de 2015

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS FOTOPROTETORES ORAIS


   

     Foi-se o tempo em que proteção solar era algo para se pensar somente no dia de ir à praia ou à piscina. Hoje a palavra de ordem é usá-la todos os dias, mesmo para quem fica em ambientes fechados, já que a radiação artificial, proveniente de lâmpadas e equipamentos eletrônicos, também pode prejudicar a pele.


    Diferente do protetor solar tópico, que contêm substâncias que refletem ou absorvem a radiação solar, a fotoproteção oral reduz os danos causados pela exposição excessiva da pele aos raios solares e contribui para a aceleração do bronzeado, uniformização da pele e clareamento de manchas.

     Ao se expor ao sol, o corpo vivencia um processo inflamatório, liberando melanina (bronzeado) como forma de proteção. Essa exposição faz com que o organismo produza radicais livres que geram um estresse oxidativo promovendo uma perda de colágeno e desencadeando o fotoenvelhecimento.

     O produto previne e corrige os danos da exposição solar através da neutralização dos radicais livres relacionados à agressão da pele pela luz. Uma vez que a luz do sol atinge a pele, os radicais livres são liberados e desencadeiam uma série de reações que comprometem o funcionamento das células. Com o desgaste contínuo, estas células vão perdendo a capacidade de se defender e deixam de se multiplicar corretamente. Os resultados são manchas, flacidez e até câncer de pele.

    Eles ainda ajudam a fortalecer a imunidade e diminuir o processo inflamatório. Estudos mostram que a vermelhidão causada pelo sol demora mais para acontecer em quem toma antioxidante.

    Sendo assim, a fotoproteção oral NÃO  substitui o protetor solar tópico, ela é adjuvante na proteção da pele, pois não bloqueia a radiação, somente combate os efeitos da mesma depois de atingir a pele. Por isso, o produto de via oral não pode ser usado isoladamente, ele deve ser um aliado com o de uso tópico.


    Vendidos em cápsulas, que fornecem um aporte de substâncias como o betacaroteno, por exemplo, ricas em ativos antioxidantes que potencializam o uso do protetor tradicional e ainda previnem o desenvolvimento de doenças de pele, combatendo manchas e outros efeitos nocivos do sol.

    Dá para comprar os fotoprotetores orais sem receita, mas o ideal é que um médico sempre seja consultado antes. A escolha do principio ativo dependerá da condição clínica e da necessidade do paciente, e do tipo de tratamento ao qual ele está sendo submetido. A dose também deve ser decidida em consultório, junto com o médico! 


Fonte: 

1. Gonzalez S, Alonso-Lebrero JL, Del Rio R, Jaen P. Polypodium leucotomos extract: a nutraceutical with photoprotective properties. Drugs Today (Barc). 2007 Jul;43(7):475-85.
2. González S, Pathak MA, Cuevas J, Villarrubia VG, Fitzpatrick TB. Topical or oral administration with an extract of Polypodium leucotomos prevents acute sunburn and psoralen-induced phototoxic reactions as well as depletion of Langerhans cells in human skin. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 1997 Feb-Apr;13(1-2):50-60.
3. Middelkamp-Hup MA, Pathak MA, Parrado C, Goukassian D, Rius-Díaz F, Mihm MC, Fitzpatrick TB, González S. Oral Polypodium leucotomos extract decreases ultraviolet-induced damage of human skin. J Am Acad Dermatol. 2004 Dec;51(6):910-8.
4. Gombau L, García F, Lahoz A, Fabre M, Roda-Navarro P, Majano P, Alonso-Lebrero JL, Pivel JP, Castell JV, Gómez-Lechon MJ, González S. Polypodium leucotomos extract: antioxidant activity and disposition. Toxicol In Vitro. 2006 Jun;20(4):464-71. Epub 2005 Nov 2. 


CAMPINAS DECOR COMEMORA EM GRANDE ESTILO SEUS 20 ANOS

    A principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, Campinas Decor, comemora 20 anos em 2015, e segue até 2 de agosto com exposição ao público. O evento tem como cenário a recém-inaugurada expansão do Shopping Iguatemi Campinas e conta com espaço para uma residência de 52 ambientes projetados por 78 renomados profissionais de Campinas e região, distribuída em uma área de 1.500 metros quadrados.

    Foi uma tarefa muito difícil selecionar os melhores ambientes. Alguns me fascinaram pela proposta e criatividade, como o Quarto do Geek (projeto de Luciana Hakim, Vanessa Viali e Bia Ferrari) e o Quarto do Mochileiro (projeto de Celina Bartolomeu). Ambos decorados com mochilas, bonés, cadernos e livros da Oficina do Estudante! 

    Vejam a seguir algumas fotos dos ambiente: 

Quarto do Mochileiro



Quarto do Geek


  
    Corra que ainda dá tempo de visitar a exposição! Vale a pena!! 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

FARINHA BRANCA: UM VILÃO NA MESA!

    
    Fiz um teste e reduzi a zero a farinha branca da alimentação por um período de 30 dias. No começo foi difícil, mas ao final estava bem adaptada e feliz com os resultados obtidos. Além de emagrecer, minha pele melhorou, o intestino funcionou bem melhor e nunca mais tive aquela sensação de inchaço ao acordar... Aí veio a curiosidade... Por que será que a farinha branca nos faz tão mal à saúde?  Resolvi pesquisar e trazer a vocês a informação que obtive. 

 

    De fato, a farinha branca é um perigo para a saúde. Além de engordar, traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas. É prejudicial ao funcionamento do intestino. 

    É um alimento comum na mesa de nós brasileiros e com as recentes pesquisas passou a ser vista como vilã. A farinha branca é pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas. O que torna a farinha de trigo maléfica a saúde é o processo de refinamento, que separa do trigo a casca e o gérmen, mantendo apenas o endosperma do grão que depois é moído. Nesse processo retira-se grande parte das propriedades nutricionais do alimento. 



    Não se assuste desde já ! Mas saiba que o consumo excessivo de farinha refinada pode provocar uma série de problemas no corpo, incluindo:

Excesso de açúcar no sangue

O grão de cereal esmagado é mais rapidamente digerido. Uma rápida digestão provoca subida de açúcar no sangue, aumentando os níveis de insulina. O resultado?  Não só estará com fome duas horas depois, como também ajuda seu organismo tomar o caminho para a resistência à insulina e diabetes.

Inflamações

Uma dieta rica em cereais aumenta as complicações inflamatórias. Quando o nível de açúcar no sangue sobe, a glicose acumula-se estrondosamente. Quando a glicose se instala no sangue, existe o problema de se agregar às proteínas mais próximas. O resultado é uma reação química chamada glicação, um processo pró-inflamatório que afeta numa série de doenças inflamatórias - desde cataratas passando pela artrite até à doença cardíaca.

Desejos de comida

Devido a uma proteína encontrada no glúten do trigo, quando se come alimentos com farinha branca, surge efeito estimulante do apetite e isso leva a consumir mais calorias por dia. Com a fome estimulada, isso é natural.

Desaceleração do metabolismo

Na presença de alimentos de alto valor glicêmico, o corpo pode deslocar nutrientes para a gordura armazenada e longe dos músculos.(A flacidez  também nasce aí !)

Distúrbios gastrointestinais

Estudos mostram que as lecitinas dos cereais inflamam o revestimento do intestino e criam fissuras entre as células. Além disso, quando os cereais são refinados, 80% da fibra é perdida e o intestino sofre. “Sem a fibra, ficamos apenas com os hidratos de carbono de digestão rápida o que é prejudicial para o intestino", diz a Dra. Kathie Swift. Além disso, a fibra ajuda a eliminar os detritos do intestino e suporta os processos de desintoxicação. É bom cuidar do intestino por dentro...

Alergias e Intolerâncias Alimentares 

O trigo é, na alimentação, um dos maiores responsáveis por alergias e intolerâncias alimentares. Embora o motivo exato não seja claro, muitos especialistas apontam como grande responsável o excesso de glúten existente nas atuais variedades de trigo.

Desequilíbrio ácido-alcalino 

Nosso corpo tem um complexo sistema de verificações e balanços para manter o seu nível de pH em 7,4. Uma dieta rica em alimentos ácidos, como os cereais, obriga o organismo a retirar o cálcio dos ossos para manter o equilíbrio. Assim uma dieta rica em cereais refinados, entre outros alimentos pobres em nutrientes, está ligada à perda de massa óssea. E também prejudica a imunidade e vitalidade celular podendo-nos tornar vulneráveis ​​a doenças crónicas.

 

 

Alternativas

 

   Uma primeira e boa alternativa seria o uso da farinha integral substituindo a farinha branca, já que a integral tem em sua composição fibras que promovem o bom funcionamento intestinal, principalmente em pessoas que apresentam constipação, porque aumenta a saciedade (reduz a fome) contribuindo para a perda de peso e reduzindo  níveis de colesterol e de glicose no sangue. 



    Não é fácil abandonar a farinha branca. Ela está inserida em nossas vidas... Mas podemos tentar reduzir o consumo ou trocar sempre que possível pela farinha integral. 

 

    O nosso organismo agradece! Pense nisso... 



 

Fonte: 

Livro- Barriga de Trigo (William Davis)

 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

DRI DRI INAUGURA PRIMEIRA UNIDADE EM CAMPINAS


Localizada no Galleria Shopping, marca quer mostrar a verdadeira experiência do gelato italiano.

A gelateria Dri Dri, dos sócios franceses Dimitri Mussard e Nicolas de Virieu, prepara-se para inaugurar sua primeira unidade em Campinas, no Galleria Shopping, em 25 de junho. O objetivo da marca é proporcionar aos campinenses a autêntica experiência que envolve o gelato italiano. A Dri Dri é conhecida por seus gelatos e sorbets produzidos artesanalmente, com ingredientes frescos e da estação, sem qualquer tipo de componente artificial.

 

Criada em 2010 e já com três unidades em Londres e quatro em Dubai, uma em Bahrain, a Dri Dri conta também com duas lojas na cidade de São Paulo. A exemplo das outras unidades, a marca criou um ambiente colorido e fun para receber os clientes de Campinas de forma aconchegante em um espaço de 35 m².

 

Para Dimitri e Nicolas, a expectativa da inauguração da loja é grande. “Campinas é uma cidade de muita relevância no cenário gastronômico brasileiro e, por isso, a Dri Dri tinha que estar aqui. Queremos oferecer para o público da cidade uma proposta totalmente diferenciada de gelato: totalmente artesanal, com sabores sazonais e marcantes. Estamos muito animados com essa expansão”, afirmam.



 

PRODUÇÃO ARTESANAL

 

O principal diferencial da Dri Dri está na atenção especial à produção dos seus sorbets e gelatos. Feitos diariamente na cozinha própria com o savoir faire e maquinário italianos, os gelatos contêm ingredientes frescos e escolhidos a dedo em vários lugares do mundo, primando pela leveza, sabor e pela inegável autenticidade.

 


Além de naturais, os gelatos Dri Dri são mais leves. Apresentam entre 6% e 8% de gordura, enquanto os do mercado variam de 18% a 25%.  Isso se dá em função das receitas de cada sabor e do processo de mantecazzione, no qual se misturam os ingredientes de forma muito lenta e constante, evitando a absorção de ar. Assim não é necessário acrescentar gordura para conferir textura ao sorvete, pois o processo já deixa o produto denso. Os sorbets de fruta têm 0% de gordura e são preparados diariamente com frutas brasileiras orgânicas da estação. Desta forma, haverá sempre um cardápio variado e fresco à disposição dos frequentadores da Dri Dri.



Os ingredientes usados, em geral, são leite, leite desnatado em pó, açúcar de uva ou açúcar branco, farinha de alfarroba e fibra vegetal. Com exceção do sabor Crema Dri Dri, que leva gemas pasteurizadas na receita. As matérias-primas são garimpadas junto a pequenos produtores pelo mundo, como o pistache que vem direto da Sicília, o chocolate de São Tomé e a baunilha de Madagascar. Ao chegarem ao Brasil, cada ingrediente é incorporado às bases produzidas pela Dri Dri na Itália. Cada base é preparada para um sabor específico de sorvete, pois os ingredientes básicos variam de um para outro.  



Serviço

Dri Dri – Galleria Shopping Campinas

Inauguração: 25 de junho

Rodovia Dom Pedro I, Km 131.5 

Jardim Nilópolis – Campinas - SP, 13091-901

Horário de funcionamento: segunda a sábado, 10h às 22hdomingo, 12h às 22h

 


Sobre a Dri Dri 


Criada em 2010 e com três unidades em Londres, a gelateria Dri Dri foi trazida ao Brasil pelos empresários franceses Dimitri Mussard e Nicolas de Virieu e já conta com duas lojas em São Paulo que apresentam aos consumidores a autêntica experiência que envolve o gelato italiano. Feitos diariamente na cozinha própria com o savoir faire e maquinário italianos, os gelatos da Dri Dri contêm ingredientes frescos e escolhidos a dedo em vários lugares do mundo e primam pela leveza, sabor e pela inegável autenticidade. Todos os produtos são feitos sem corantes, estabilizantes, aromatizantes ou emulsionantes, resultando em gelatos mais leves e com menos gordura. Por serem feitos com frutas e ingredientes sazonais, há sempre um cardápio variado e fresco à disposição dos clientes da Dri Dri.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

O QUE COMER NO PÓS-TREINO?

 


  

    Vimos anteriormente dicas da Nutricionista Carolina Chuichmam de como devemos nos alimentar no pré-treino. Atendendo a pedidos, pedi para que ela nos preparasse algumas opções de alimentação para o pós-treino.


    Segundo Carolina, não importa se o seu objetivo é melhorar o desempenho na atividade ou apenas entrar em forma. Para alcançá-lo, é essencial aliar uma dieta equilibrada. Está enganado quem pensa que a alimentação é importante apenas antes do exercício, pois comer corretamente após os treinos e competições também é muito importante e ajuda na recuperação do corpo, na reposição dos estoques de energia e na proteção do organismo.



     O ideal é que a reposição dos estoques de energia seja feita logo após o treino ou competição. A refeição pós-treino deve acontecer imediatamente após o atleta terminar a atividade e realizar a hidratação. Quanto antes melhor, isso porque durante o exercício físico, nosso corpo sofre uma série de pequenas lesões musculares, além do gasto energético aumentado. As proteínas têm como função recuperar os tecidos musculares que sofreram as pressões da atividade física, e os carboidratos vão recuperar nossa reserva energética.  Por isso, quanto mais cedo ingerirmos carboidratos e proteínas, mais rápido o metabolismo entra em processo de recuperação e regeneração.


    Mas não é porque a alimentação pós-exercício é importante que o atleta vai correr para “atacar” a geladeira ao terminar um treino e comer tudo o que vê pela frente, alerta a nutricionista. Assim como antes dos treinos, existem os alimentos “certos” a serem ingeridos após a atividade física, e o ideal é associar uma dieta que tenha carboidratos de alto índice glicêmico com proteínas. Além de frutas de elevado índice glicêmico, podem ser usados sanduíches recheados com queijos e frango, vitaminas com mel ou iogurtes com salada de frutasA ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pães, batatas, macarrão e arroz branco, ajuda a restabelecer os estoques de energia no organismo perdidos durante a prática esportiva. Já a reposição de proteínas pode ser feita por meio de leite ou derivados, frango, peixes e ovos.



    Aqui estão algumas opções de lanches/refeições que a nutricionista nos indica para consumir como pós-treino:


 - Bolacha de Arroz com Frango desfiado

- Clara de Ovo com frutas

- Crepioca (goma de tapioca com claras de ovos)

- Tapioca recheada com claras e frango

- Vitamina de fruta batida com leite e aveia

- Salada de frutas com iogurte e um pão com geleia

- Batata cozida com queijo cottage 

- Sanduíche de ovo mexido com queijo branco com suco de abacaxi

- Salada verde e macarrão cozido com frango grelhado

- Arroz com brócolis e bife grelhado


 


    Lembre-se que as escolhas alimentares devem ser feitas tendo em conta o seu estilo de vida, a sua idade, as tuas necessidades nutricionais, tipo de atividade física, horário em que pratica e o objetivo, etc. O melhor será sempre consultar um Nutricionista Esportivo para que possa traçar um plano alimentar à sua medida! 




Fonte:

Nutricionista Carolina Chuichmam - CRN3:27.155

- Especializada em Nutrição Clinica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais;

- Especializada em Síndrome Metabólica;

- Especializada em Nutrição Esportiva

Atua com obesidade, desnutrição , síndrome metabólica, prevenção e controle de patologias, nutrição aplicada à estética (com pré e pós operatório), atendimento de pessoas fisicamente ativas que buscam uma alimentação adequada, nutrição aplicada à gestante, criança e adolescente, com objetivo de atingir o equilíbrio e o bem-estar físico e mental do paciente. 

domingo, 14 de junho de 2015

MUSCULAÇÃO FEMININA: QUEBRANDO PARADIGMAS

 
    Muitas mulheres não fazem treinamento com pesos porque acreditam que irão ficar com músculos iguais ao de um homem. Mas, calma, isso não é verdade!


    O Personal Trainer Leandro Pinheiro nos ajudou a entender um pouco sobre isso que já é uma das atividades mais praticadas no Brasil e quebrar esse “preconceito” quanto a musculação e o medo de ficar “grande”.


     A musculação é o conjunto de exercícios realizados contra algum tipo de resistência, utilizando pesos, barras, o próprio peso do corpo ou tipos de equipamentos, gerando uma força oposta e promovendo contrações musculares. Sua prática favorece em um melhor desempenho para atletas de alto nível, uma melhora corporal e estética com o ganho de massa muscular e também na saúde promovendo melhoras em vários tipos de doenças e lesões.



    Gera também várias adaptações no corpo humano, sendo uma das mais notáveis e estudadas a hipertrofia muscular, caracterizada pelo aumento da secção transversa da fibra muscular. Um dos principais estímulos para que ela ocorra são as contrações musculares, promovidas através das séries e repetições feitas na musculação.


    Comparadas aos homens, as mulheres tem 30% a menos de massa muscular e 10% de gordura corporal a mais que os homens acarretando menor desenvolvimento de força e maior sobrecarga nas atividades do dia a diaOu seja, já existe uma desvantagem quanto ao gênero masculino, Mas... Então, por que o medo de parecer masculinizada?


    Estudos mostram que mulheres consideradas normais, ou seja, que não usam nenhum tipo de substâncias anabólicas ou que possuem  disfunções hormonais, "não"  geram hipertrofia em demasia de modo a parecerem menos femininas.


   Segundo Leandro, mulheres que tem uma taxa de testosterona e outros hormônios mais elevados, podem gerar hipertrofia com mais facilidade. Porém percebe-se uma grande diminuição de gordura corporal, mesmo com um pequeno ganho de massa magra.


    Mulheres que treinam regularmente com um nível de intensidade alto consomem maior quantidade de gordura, se comparada a quem treina em intensidade leve ou não pratica nenhuma atividade. Isso significa que a musculação acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras do organismo. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física. 



    Mesmo quando se busca a perda de peso o ideal é realizar exercícios de musculação, para que se preserve a massa magra.


    Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que  a musculação promove no sexo feminino e também  qualquer outro gênero.


    Se você quer um corpo feminino, durinho, definido e com pouca gordura corporal, treinar pesado é, com certeza, sua melhor e única possibilidade. Associe junto à musculação, os exercícios aeróbios e uma alimentação saudável e equilibrada.


    Fique tranquila, treinar pesado e hábitos naturalmente saudáveis não vai te deixar masculinizada! Jamais... 

   

    E não se esqueça, procure sempre um profissional qualificado para te ajudar. 


Fonte:

Leandro Pinheiro 

Possui experiência de quase 10 anos com musculação, atualmente é Personal Trainer e Professor de musculação na Companhia Athlética de Campinas, e também atua em condomínios e em casas de clientes.

Pós-graduado em Bioquímica do Exercício, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Desportivo UNICAMP/LABEX.

Pós-graduado em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais UGF (Universidade Gama Filho).

E alguns cursos de atualização e extensão tais como:Personal TrainerBioquímica do emagrecimento e Core 360.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sábado, 6 de junho de 2015

VINHOS, IMPENSÁVEL O DIA DOS NAMORADOS SEM ELES



  Para presentear o seu namorado, ou irem juntos comprar e tomar a sós, ou compartilhar a escolha quando receberem a Carta de Vinhos do restaurante,é bom considerar que os vinhos deixaram de ser assunto apenas para homens. 

 

 Se ele for iniciado - dominar o tema – sua participação o deixará fascinado... Se for iniciante - leigo, mas interessado – compartilhe o controle da escolha. Ele vai achar um charme... 


  Conversei (nada mais, nada menos!) com o Prof.Taba, que possui uma notável expertise no assunto e pedi sugestões para você impressionar e... Também aquecer a noite com o seu namorado.

 

Vejam o “briefing” que ele fez :

 

Espumantes

Primeiro algumas informações que ajudam na escolha e mostram seus conhecimentos:

Todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um champanhe.Espumante e champanhe nem sempre são sinônimos, por isso é necessário que seja clara: você quer um champanhe ou pode ser um espumante, que nem sempre será um champanhe.

A doçura dos espumantes, inclusive do champanhe (informação que está sempre escrita nos rótulos da garrafa) é designada por termos específicos. Veja o que prefere:

• Bastante secos: “brut nature”, “pás dosé”, “dosage zero”
• Secos: “extra brut”, “brut”
• Levemente doces: “extra dry”,  “sec”
• Meio doces: “demi-sec”, “doux (doce)”

Iniciantes geralmente preferem espumantes mais doces (extra-dry, sec, demi-sec ou doux). Iniciados se deliciam até com os mais secos (dosage zero, brut nature, brut).

Champanhes, uma escolha sem riscos.

Sugestões:

✓ Champagne Veuve Clicquot Rosé Brut (entre R$ 200,00 e R$ 500,00): faz parte da Carta de Vinhos de bons restaurantes. Acompanha grande variedade de pratos. 

 

✓ Champagne Krug Grande Cuvée Brut (acima de R$ 500,00): dificilmente encontrado em restaurantes, ideal como presente. Para poder explorar todo o seu potencial é necessária boa familiaridade com champanhes.

 

✓ Champagne Moet & Chandon ctar Imperial Demi Sec (entre R$ 200,00 e R$ 500,00): dificilmente encontrada em restaurantes. Ideal para tomar a dois ou presentear. Agrada a iniciantes e iniciados. Ao comprar observe a existência da palavra NÉCTAR no rótulo, pois,existe outra, chamada apenas imperial, que é brut.

 

Delicioso

 

Espumantes, outras boas alternativas.

Os brasileiros estão entre os melhores do mundo.

Sugestões:

✓ Espumante Cave Geisse Brut Nature2012, Chardonnay / Pinot Noir, Pinto Bandeira, Bento Gonçalvez (até R$ 100,00). Apenas em lojas especializadas. Ótimo para iniciados, difícil para iniciantes.

 

✓ Espumante Aracuri Campos de Cima Da Serra Brut,Chardonnay 2014,  Serra Gaúcha(até R$ 100,00). Apenas em lojas especializadas. Melhor para iniciados.

 

✓ Espumante Chandon Cuvée Prestige Excellence Brut RoseBrasil (entre R$ 100,00 e R$ 200,00). À venda em muitos locais. Agrada iniciados e iniciantes.

 


Um charme

Espumantes de outros países:

Sugestões:

Cavas (Espanha):

✓ Raventos I BlancGran Reserva De La Finca Cava, Catalunha, Espanha (entre 100,00 e R$ 200,00)

 

✓ Cava Segura Viudas Reserva Heredad, Penedés, Espanha (entre 100,00 e 200,00)

 

Prosecco (Itália) é um espumante produzido na região do Vêneto. Os melhores são de Valdobbiadene e Conegliano. Originalmente prosecco era o nome da uva com a qual eram produzidos os vinhos, agora a palavra Prosecco designa os vinhos, a uva é denominada “glera”. Alguns bons Proseccos:  

 

✓ Canevel Prosecco Superior Extra Dry, Valdobbiadene (entre 100,00 e 200,00)

 

✓ Prosecco Espumante Rustico Nino Franco Brut, Valdobbiadene (entre 100,00 e 200,00)

 

 

 

✓ Bedin Prosecco Extra Dryneto - Colli Trevigiani (até 100,00)

 

Muito bom!

 

As gafes perigosas!

- Falando corretamente:

Em Português é preferível: o champanhe (o vinho champanhe, uma garrafa de champanhe). Melhor que “a champanhe”.

Em Francês: le champagne (la région de Chamapgne, le vin de Chamapgne, une bouteille de champagne ).


- Será que você está mesmo abrindo um champanhe?



O champanhe (em francês champagne) é um vinho branco ou rosado, espumante, produzido pelo método champanhês (fermentação na garrafa), na região administrativa de Champagne-Ardenne, cuja capital é Epernay, nordeste da França, obrigatoriamente à base apenas das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier.
A palavra "champagne" (em português “champanhe”) é protegida com grande rigor e apenas pode ser utilizada nos vinhos originais da região. Qualquer vinho semelhante, mesmo produzido pelo método champanhês noutros locais da própria França ou em outros países só pode ser chamado de "espumante".  Nunca "champanhe".

 

- Segurar a taça assim, pega mal:


O correto é:



Vinhos tintos para aquecer a noite:

✓ Caymus Cabernet Sauvignon Special Selection, Caymus Vineyards, Napa Valley – USA (acima de R$1.000,00). Os vinhos americanos estão entre os melhores do mundo, principalmente aqueles produzidos com a uva Cabernet Sauvignon. Difícil encontrar em restaurantes no Brasil. Maravilhoso para tomar a dois ou presentear. Combina com carnes em geral, nos mais diferentes preparos. Pode ser comprado no Brasil: https://www.mistral.com.br/

 

✓ Sylk Carlyn & Barton Cabernet SauvignonNapa Valley, Califórnia, USA (até 200,00). Alternativa excelente de cabernet sauvignon americano a um preço maisacessível. Encontrado no Brasil: http://sonoma.com.br/

Ótima alternativa

 

✓ Domaine DujacMo Rey, Borgonha, França (até 500,00). Pino Noir, a uva mais sensual de todas, a uva mais difícil de cultivar, a pérola negra das uvas. Não dá para ser imparcial com um Pino Noir à taça – ou se ama, ou se odeia. A Borgonha faz alguns dos melhores, mais cobiçados e caros Pinots do mundo. Harmoniza com carne bovina, porco, aves, caças, peixes gordurosos como salmão e atum. São encontrados nas Cartas de Vinho dos melhores restaurantes e nas boas lojas de vinhos. Para quem gosta faz sucesso em qualquer situação. Este pode ser encontrado no Brasil: www.rougebrasil.com

 

Pino Noir, a mais sensual

de todas as uvas

 

✓ TignanelloMarchesi Antinori, Toscana, Itália (entre R$ 500,00 e R$1.000,00). Foi o primeiro "supertoscano", expressão criada por ingleses e americanos para se referir aos vinhos desta região produzidos com as uvas Cabernet SauvignonCabernet FrancMerlot e Sangiovese, que apesar de serem na época, pela lei italiana, apenas "vinoda tavola", alcançavam alta qualidadeHarmoniza com carnes vermelhas, cordeiro, aves domésticas, carne de porco. Pode ser encontrado na Carta de Vinhos de bons restaurantes e em lojas de vinhos. Pode ser comprado no Brasilhttp://www.viavini.com.br/
✓ De Martino ArmidaCarmenere, Valle do MaipoChile(entre R$ 200,00 e R$ 500,00). Uva encontrada quase exclusivamente no Chile, que tem produzido com ela excelentes vinhos. Acompanha bem paleta de cordeiro ou cabrito assada na brasa, carnes vermelhas com molhos, costela assada, rabada, javali em úmido finalizado com trufas negras, seleção de queijos curados.Faz parte da Carta de Vinhos de restaurantes que oferecem estes pratos no cardápio. Pode ser comprado no Brasil: http://www.decanter.com.br

 

✓ Catena ZapataAngélica Zapata Malbec Alta, MendozaArgentina(entre R$ 100,00 e R$ 200,00). A uva Malbec tornou-se ícone da Argentina onde produz vinhos maravilhosos. A Catena Zapata é uma das suas melhores vinícolas.  Acompanha carnes em geral, aves e queijos duros. Faz parte do cardápio dos bons restaurantes e pode ser encontrado em muitas lojas de vinhos. Pode ser comprado no Brasil: https://www.mistral.com.br/

 

Vinhos brancos são deliciosos, perca o preconceito:

✓ Marimar EstateDon Miguel Vineyard La Masía,Chardonnay, Russian River Valley, Califórnia, USA (entre 100,00 e 200,00). Os vinhos americanos produzidos com a uva Chardonnaysão excelentes e combinam com carne de porco, salmão, atum, peixes diversos, aves e vegetais. Ótima pedida em restaurantes, ou para beber a dois ou para presentear. Onde comprar no Brasil: http://winemeup.com.br/  ou http://www.wine.com.br

 

✓ Viña Aquitania Sol De Sol,ChardonnayValle de MallecoChile(entre 100,00 e 200,00). Um dos melhores Chardonnays sul-americanosRico e saboroso, muito fresco e convidativo. Pouco comum em restaurantes pode ser encontrado nas boas lojas de vinhos. Onde comprar no Brasil: https://www.zahil.com.br/

 Um dos melhores Chardonnays

sul-americanos

 

 

✓ Casa MarinCipreses Lo AbarcaSauvignon Blanc, Vale de SanAntonio, Chile (entre 100,00 e 200,00). A América do Sul produz excelentes vinhos com a uva Sauvignon Blanc, acompanhamento para salmão, atum, caranguejo, camarão, lagosta, ostras e outros frutos do mar. Onde comprar no Brasil: https://www.zahil.com.br/

 

✓ Corton-Charlemagne Grand CruCôte de BeauneBorgonha, França (entre 500,00 e 1.000,00). Os vinhos produzidos com a uva Chardonnay na Borgonha, França, estão entre os melhores brancos do mundo. Acompanham Foi Gras, caviar, escargot, camarão, lagosta, haddock, vitela com molhos cremosos, cogumelos, queijos médios. Delicioso para ser tomado a dois. Um presente maravilhoso. Onde comprar no Brasil: http://www.comtodovino.com.br/

 

Vinho branco do 50 Tons de Cinza: elestomam quando Ana encontra Christian no Escalaestava retornando da Geórgia. Acompanha um Spaghetti Alle Vongole.

 


✓ Pascal Jolivet SancerreSauvignonBlanc, Vale do Loire, França (entre 200,00 e 500,00). Paladar intenso, vivo e elegante, corpo médio. Sugestões de harmonização: saladas em geral, frutos do mar, ostras frescas, peixes grelhados, queijo de cabra. Onde comprar no Brasil:http://www.comtodovino.com.br/

 

Vinhos brancos doces, o néctar dos deuses:

Seus sabores ricos e aromas intensos são típicos, sua produção tem características peculiares, sua degustação pode variar, pode até mesmo parecer um desafio para quem está acostumado a beber vinhos mais ácidos, tânicos ou secos. É sofisticado, e é essencialmente uma bebida para acompanhar sobremesas, ou até mesmo servir de sobremesa devido ao seu nível concentrado de açúcar residual – são muitas as qualidades dos vinhos doces, assim como são muitos os preconceitos que sofrem por causa de suas características bastante específicas. Há vários tipos, de vários países e produtores. Escolhas sem risco:

Sauternes (França)

 


Chateau d’Yquem, Sauternes, Bordeaux, França.

Um vinho incomparável.

 

Icewine (Canadá) ou Eiswein (Alemanha)


O vinho do gelo

Tokaji 5 ou 6 puttonyos, ou Eszencia(Hungria)

elixir do czares.

 

 Vinhos são sempre bem vindos... 

 Curta muito o seu DIA DOS NAMORADOS...  E se você não tem um, tome um vinho, um champanhe, faça um brinde porque.... O importante é o Vinho e a Vida !

 E Feliz Dia dos Namorados!!



Fonte:   

Tabarany Gustavo de Faria (Prof. Taba)

"Trabalhei cinquenta anos na área da educação, boa parte deles como professor de Química. Daí apaixonar-me pelos vinhos desde muito cedo foi um passo. Estudioso do assunto, enoturista, fiz cursos e visitei vinícolas em diversos países. Como enófilo declarado minha atividade atual é compartilhar a cultura do vinho, orientar iniciantes e iniciados e, sobretudo, degustar os mais diferentes vinhos com os amigos. Abrir uma garrafa é um pouco como abrir um livro, nunca temos a certeza do que iremos encontrar."